Os $egredos do Inve$tidor

 

buschblog

VALORIZAÇÃO , RENDA E LIQUIDEZ

Esse tripé e o sonho dos investidores. Se um imóvel consegue ter boa valorização, gera renda e ainda é fácil de ser vendido quando for necessário, estamos diante do imóvel perfeito para investimento.

Mas como escolher dentre tantas opções caso não possa contar com as três qualidades ao mesmo tempo? Bom, defina suas necessidades, considerando sua idade e o prazo de retorno.

Os mais jovens, que não precisam complementar sua renda de imediato, podem optar por imóveis que privilegiem a valorização (por exemplo, a compra de terrenos com alto potencial de valorização). Mesmo tendo que arcar com despesas de IPTU, capinação e até taxas de condomínio.

Já outros investidores preferem imóveis que possam ser alugados, com a finalidade de completar a renda familiar ou a aposentadoria.

Mas vamos as dicas principais:

 QUANTO A VALORIZAÇÃO

  • Localização – Observe a região onde o imóvel se encontra, se existem novas construções ou empreendimentos a serem construídos num futuro próximo (Shopping Centers, Universidades, grandes empresas, etc).
  • Acesso – Verifique as vias de acesso (Avenidas , Rodovias, ciclovias e o transporte coletivo). Caso o acesso seja muito bom ou haja projeto para melhora-los a curto prazo (asfaltamento de ruas de terra, construção de Avenidas, duplicação de rodovias) a valorização é certa. Caso o acesso seja ruim ou esteja se deteriorando por excesso de empreendimentos (concentração), sem investimentos para compensar, cuidado pois a tendência futura não é boa.
  • Vizinhança – Procure conhecer os vizinhos e também a microrregião onde o imóvel se encontra, nesse item pode-se avaliar a segurança do local. Acho importante uma visita à noite e uma conversa com pessoas idôneas que conheçam a região .

QUANTO A RENDA

A renda é proporcionada pelo aluguel ou arrendamento de um imóvel.

Quanto maior o valor relativo do aluguel comparado ao seu preço maior sua rentabilidade.

Exemplo:- O investidor paga R$300.000,00 por um apartamento e consegue um aluguel de R$1.200,00, logo ele pode concluir que recebe 0,4% ao mês de retorno.

O que define esse retorno é a famosa Lei de Mercado, ou seja Oferta X Procura. Para se dar bem observe:

  • Se não existe um excesso de imóveis prontos ou em construção igual ou semelhante ao que você vai comprar na mesma região.
  • Os diferenciais do imóvel (vagas de garagem, armários embutidos, valor da taxa de condomínio, portaria 24 horas, varanda, área de lazer, facilidade para limpeza, etc).
  • No caso de locação comercial, a adequação as leis vigentes (municipais , federais e estaduais) ou a facilidade/dificuldade nas adaptações necessárias. As exigências atuais inviabilizam muitas locações pelo alto custo para adequação de imóveis antigos ou mal projetados.
  • O mercado para cada tipo de imóvel por seguimento, e você poderá achar um nicho de mercado e se especializar. Hoje tem investidores especializados em aluguel de Chácaras para festas, barracões comerciais, aptos de 01 dormitório, flats (apart-hotel) , lojas em Shoppings, etc.

QUANTO A LIQUIDEZ

Pouco lembrado na hora da compra e muito importante na hora da venda , os maiores obstáculos são :

  • Preço alto – Imóveis mais caros tem menos pessoas em condições de comprar
  • Encargos elevados – Valores de IPTU, Taxa de condomínio elevados assustam os interessados
  • Projetos – Imóveis que possuem plantas com muitos recortes, desníveis, escadas, dificuldade para estacionamento. O básico ainda é o mais procurado.

 

Bom, agora que você já conhece os “segredos”, pesquise as ofertas de nosso site e venha conversar conosco.